Lição 1: Introdução à programação

O que é programação:

  • Idioma para falar com o computador
  • Linguagem imperativa: voçê está mandando ordens para o computador
  • A gramática é muito estrita: se voçê cometer um erro, o computador não vai entender

Python

  • Python é a linguagem que a gente vai usar nesse curso
  • É uma linguagem bem popular no mundo, usado no Facebook, Google, NASA, e jogos como Civilization IV

Turtle

  • Turtle é um pacote do Python que é usado para desenhar coisas na tela
  • O turtle tem varios comandos, incluindo: turtle.left()turtle.right()  turtle.forward()
  • Pode combinar esses comandos para desenhar formas, por exemplo:import turtle turtle.forward(100) turtle.right(90) turtle.forward(100) turtle.right(90) turtle.forward(100) turtle.right(90) turtle.forward(100) turtle.mainloop()Erros comuns:
    • Falta parêntese: turtle.forward(10
    • Error ortográfico: turtle.farward(100)

Variáveis

  • A gente usa variáveis para guardar informações na memoria
  • Com isso, nossos programas ficam mais flexiveis. Eu posso mudar o valor do variavel num lugar, e ele muda no programa inteiro, por exemplo
import turtle

tamanho = 200
angulo = 90

turtle.forward(tamanho)
turtle.right(angulo)
turtle.forward(tamanho)
turtle.right(angulo)
turtle.forward(tamanho)
turtle.right(angulo)
turtle.forward(tamanho)

turtle.mainloop()
  • É importante usar nomes relevantes com as variaveis, tipo ‘tamanho’ em vez de ‘x’
  • A gente pode deixa o computador calcular o valor de uma variavel:
import turtle

tamanho = 200
lados = 4
angulo = 360 / lados

turtle.forward(tamanho)
turtle.right(angulo)
turtle.forward(tamanho)
turtle.right(angulo)
turtle.forward(tamanho)
turtle.right(angulo)
turtle.forward(tamanho)

turtle.mainloop()

 for loop

  • Um princípio muito importante na programação é D.R.Y (Don’t Repeat Yourself) – Não Se Repita
  • Nesse programa encima, a gente tá repetindo a linha turtle.forward(tamanho) e turtle.right(angulo)
  • Para não ficar repetindo, a gente pode usar o for loop. O for loop diz para o computador: “Repita o seguinte X vezes”. Por exemplo
for i in range(4):
    turtle.forward(100)
    turtle.right(90)
  • Esse significa: Repita 4 vezes os duas linhas em baixo
  • Agora o programa encima vira:
import turtle

tamanho = 100
lados = 4
angulo = 360 / lados

for i in range(lados):
    turtle.forward(tamanho)
    turtle.right(angulo)

turtle.mainloop()
  • Agora a gente pode simplesmente modificar o ‘tamanho’ e o ‘lados’ para criar várias formas diferentes

Functions

  • Se a gente quisesse desenhar várias formas na mesma tela, a gente teria que copiar colar esse for loop e cada vez mudar o valor dos variaveis (tamanho, lados).
  • Como a gente nunca quer se repetir assim, a gente vai usar uma function (função)
  • A function está escrito assim (Preste atenção à sintaxe):
def desenhar_forma (lados, tamanho):
    angulo = 360 / lados
    for i in range(lados):
        turtle.forward(tamanho)
        turtle.right(angulo)
  • Esses codigos aqui é só a declaração da function. Ainda a gente não usou o function mesmo. Para usar, a gente tem que passar os parâmetros no mesmo ordem que eles são declarados:
import turtle

def draw_shape (lados, tamanho):
    angulo = 360 / lados
    for i in range(lados):
        turtle.forward(tamanho)
        turtle.right(angulo)

draw_shape(6, 100)

turtle.mainloop()
  • O uso da function tem que acontecer depois do que a declaração da function
  • No Python os espaços são importantes. Todas as linhas que estão dentro do function tem começar com um ‘tab’
  • Um function pode aceitar qualquer numero de parâmetros. Há outro comando no turtle para mudar o cor. Então a gente vai adicionar mais um parâmetro ao function, se chama ‘cor’. Assim a gente pode criar varias formas com cores diferentes.
import turtle

def draw_shape (lados, tamanho, cor):
    turtle.color(cor)
    angulo = 360 / lados
    for i in range(lados):
        turtle.forward(tamanho)
        turtle.right(angulo)

draw_shape(6, 100, "green")
draw_shape(3, 200, "red")

turtle.mainloop()
  • Lembra que os nomes dos variaveis não são importantes para o computador (eu poderia escolher nomes tipo “x”, “y”, “z” em vez de “lados”, “tamanho”, “angulo”, mais, mesmo assim, é importante escolher nomes relevantes para que outras pessoas possam entender a seu programa.

Mais comandos do turtle

  • Existem muitos mais comandos para o turtle. Para ver uma lista completa desses comandos, visita essa pagina aqui

Qualquer duvida, escreva um comentário aqui em baixo e eu vou responder 🙂 Obrigado!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *